Para que possamos superar algo é preciso que um status esteja definido. Um exemplo: Quando queremos superar uma meta de vendas é necessário que tenhamos detalhes desta meta como prazo, valor e mensuração. Quando queremos atingir a uma boa classificação em um concurso público ou vestibular é necessário conhecer o número de vagas, a quantidade de candidatos por vaga, média de pontuação necessária, peso das provas, enfim, elementos importantes que compõem uma meta. Então é correto afirmar que Superação só ocorre quando se tem uma meta? Não necessariamente. Muitas vezes uma situação de Superação é imposta por um evento que não foi planejado ou esperado por um indivíduo. Um bom exemplo é quando somos acometidos por doenças, problemas familiares, em eventos externos como tempestades, guerras, violência. Nestes casos é fundamental entender seu papel no contexto e como superar a dificuldade imposta. Então mais importante que uma meta, é fundamental para um indivíduo que busca Superação frente a um desafio, ter CONSCIÊNCIA do que se pretende superar. Além disto ter consciência de sua própria condição frente ao desafio que está a frente seja ele planejado por você ou imposto pelo ambiente extermo. A consciência de sua própria condição para obtenção de Superação é formada pelos seguintes elementos:

  1. Autoconhecimento: É algo constante. É necessário se autoavaliar frente as dificuldades de sua vida e também tomar posse de seus talentos e pontos fortes. Refletir, estar aberto a feedbacks, ter autocrítica mas também coragem de mudar.
  2. Conhecer o ambiente: Para superar um objetivo, você precisa conhecer o ambiente e suas dificuldades. Existem concorrentes? Conhece todos os obtáculos? Existem variáveis no caminho? Está preparado para os imprevistos?
  3. Treinar, estudar, praticar: Ter disciplina e garra para não desistir. Treinar e projetar o seu melhor para superar um objetivo. Estudar para neutralizar seus pontos fracos e potencializar pontos fortes. Praticar antecipadamente simulando “a grande prova”, o “dia D”.
  4. Ter resiliência = Ter mais experiência: Muitas vezes é natural perder o foco, ou até mesmo desistir de um objetivo frente a obstáculos. Para cair basta estar de pé. Então para Superação, saiba que a cada queda ou cansaço também existe uma grande oportunidade de crescimento, em se obter mais experiência, mais maturidade.
  5. Vencer com o outro: Quem mais faz parte dos seus planos? O caminho pode ser longo e difícil. Quem pode te ajudar? E mesmo que dependa só de você, com quem você vai celebrar sua vitória? Conheça seus aliados. Os deixe participar de sua conquista e também de sua jornada até que chegue ao grande dia.

Estes ítens destacados acima, tive a felicidade de experiênciar nas mais diversas situações pessoais e profissionais. Me autoavaliando ou apoiando o desenvolvimento das pessoas através de Gestão de Equipes, Consultoria e Coaching em mais de 18 anos de experiência. Para ilustrar um bom exemplo de superação, segue um filme gravado em janeiro de 2016. Nele um grande amigo Ultramaratonista completa 82 quilômetros correndo nas areias do litoral gaúcho. Confira e identifique no filme os 5 elementos da Superação!

Autor:

Tiago Teixeira
Coach Executivo | Consultor Empresarial | Professor

Deixe seu comentário!

Últimos Post

Heroicamente humano.
02/03/2017
Crise: Adversária ou comparsa!
01/02/2017
A ciência da Espiritualidade, isso existe?
06/01/2017

Categorias

CONTATE-NOS! TEREMOS PRAZER EM FAZER UMA REUNIÃO PRESENCIAL SEM CUSTO PARA ENTENDER A SUA NECESSIDADE E APRESENTAR NOSSA METODOLOGIA

""
1
Nome Completo
Telefone
Mensagem
0 /
Previous
Next

SIGA-NOS NO FACEBOOK!